terça-feira, 13 de maio de 2008

Quais são suas pedras grandes?

Certo dia um apresentador experiente estava numa conferência falando para um grupo de profissionais. Para clarificar uma questão, usou um exemplo que a audiência jamais esquecerá.

Em frente ao auditório disse: "Quero fazer-lhes um pequeno exame…" Debaixo da mesa tirou um jarro de vidro com uma boca larga e colocou-o na mesa à sua frente. De seguida, pegou numa dúzia de pedras do tamanho de uma mão fechada e começou a colocá-las, uma a uma, no jarro.

Quando já não era possível colocar mais pedras dentro do jarro, perguntou à audiência: "Este jarro está cheio?"

"Sim", foi a resposta unânime.

Então, o apresentador perguntou "De certeza?", e debaixo da mesa tirou um balde com pequenas pedras usadas na construção. Deitou algumas dessas pedras no jarro e abanou-o, fazendo com que as pequenas pedras se acomodassem no espaço deixado livre entre as grandes.

Quando terminou este processo, perguntou mais uma vez: "Este jarro está cheio ?"

Desta vez, a audiência já adivinhava o que aconteceria a seguir e uma das pessoas disse em voz alta: "Provavelmente não."

"Muito bem", respondeu o apresentador. Posto isto, tirou de baixo da mesa um balde cheio de areia e começou a deitá-la no jarro. A areia acomodou-se no espaço entre as pedras grandes e as pedras pequenas, e uma vez mais perguntou ao grupo "Este jarro está cheio?", ao que vários lhe responderam em coro "Não!"

Novamente o apresentador disse "Muito bem!" tirando de baixo da mesa uma jarra cheia de água que deitou na outra jarra até que esta estivesse cheia até à borda.
Quando terminou, olhou para a audiência e perguntou: "Qual pensam ser a moral desta pequena demonstração?"

Um dos espectadores levantou a mão e disse: "A lição é que não importa o quão ocupado está o teu horário, pois se realmente tentares, sempre consegues incluir mais coisas!"

"Não!", respondeu o apresentador. E acrescentou:

"Essa não é a verdadeira lição. A verdade que esta demonstração nos ensina é que se não colocas as pedras grandes primeiro, não as conseguirás colocar em mais nenhum outro momento. Quais são as pedras grandes da vossa vida? Um projecto que querem ver funcionar? A vossa família? A vossa fé, educação, finanças? Ensinar aos outros o que sabem? Não se esqueçam de colocar essas pedras grandes em primeiro lugar, ou não encontrarão mais lugar para elas."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...